RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Mistura Orgânica

Nada Existe de mais forte do que uma boa idéia quando a sua hora chegou ! Mistura e Vida Orgânicas

A QUALIDADE EXIGIDA

Gestão de Segurança de Alimentos - Base organizacional do Núcleo Mistura Orgânica

Fonte: Roberto Cysne [Presidência do Cedeppe]

A ISO 22000 é uma norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos abrangendo todas as organizações da cadeia alimentar, da "colheita à mesa".

O que é a ISO 22000 - Gestão de Segurança de Alimentos?

Confie e contrate este nosso trabalho em cedeppe@gmail.com A ISO 22000 é uma norma verdadeiramente internacional, adequada a todos os negócios da cadeia alimentar, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como produtores de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.

A ISO 22000:2005 também é adequada para empresas que buscam integrar o seu sistema de gestão da qualidade, por exemplo, a ISO 9001, e o seu sistema de gestão de segurança de alimentos.

A norma combina elementos essenciais e geralmente reconhecidos para garantir a segurança de alimentos ao longo da cadeia, incluindo:

    Comunicação interativa
    Gestão de sistema
    Controle de riscos de segurança de alimentos através de programas de pré-requisitos e planos HACCP
    Melhoria e atualização contínua do sistema de gestão de segurança de alimentos

Quais são os benefícios da ISO 22000?

  • Introduz processos reconhecidos internacionalmente em seus negócios
  • Proporciona a fornecedores e envolvidos mais confiança em relação aos seus controles de risco
  • Implementa controles de risco em toda a sua cadeia de suprimentos
  • Introduz transparência na prestação de contas e responsabilidades
  • Melhora e atualiza continuamente seus sistemas para que eles se mantenham eficazes                        

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, sigla em inglês)

O APPCC pode ser fundamental para a conformidade de sua empresa com a legislação nacional ou internacional de segurança de alimentos. Ele fornece uma ferramenta de gestão de riscos que suporta outras normas de sistemas de gestão em toda a indústria alimentícia - como, por exemplo, a ISO 22000 - Gestão de Segurança de Alimentos. O APPCC descreve os bons processos de fabricação para todos os setores da indústria alimentícia e pode ser o segredo para o seu negócio no comércio internacional. É especialmente adequado para os produtores primários, fabricantes, processadores e operadores de serviços alimentares.

O que é APPCC trabalhado via Cedeppe?

Esta ferramenta de gestão de riscos é utilizada principalmente para gerenciar os riscos de segurança de alimentos. Um sistema APPCC permite identificar riscos e implantar controles para gerenciá-los em toda a sua cadeia de suprimentos durante a produção. O programa APPCC atende aos requisitos da Comissão do Codex Alimentarius (CAC), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, para reunir normas, diretivas e códigos de prática alimentares internacionais para garantir o comércio justo. Ele também pode ser utilizado para auxiliar nos requisitos de uma norma de gestão, como a ISO 22000 - Gestão de Segurança de Alimentos.  

Quais são os benefícios do APPCC?

  • Implementa controles de risco à segurança de alimentos reconhecidos internacionalmente
  • Proporciona a produtores, partes interessadas e fornecedores mais confiança em relação aos seus controles
  • Alinha o APPCC com a norma ISO 22000 para melhorar os sistemas de gestão de segurança de alimentos
  • Gerencia de forma eficaz os riscos de segurança de alimentos em toda a cadeia de suprimentos
  • Revisa e melhora continuamente seu sistema para que ele se mantenha eficaz

Você, nosso fornecedor ou cliente distribuidor/revendedor está pronto para implementar o APPCC?

Podemos ajudá-lo a implementar o APPCC qualquer que seja o aspecto de produção alimentar de sua especialidade. Entendemos que você opera em locais diferentes, com produtos variados e cadeias de suprimentos complexas. É por isso que oferecemos pacotes personalizados para ajudar você a controlar e eliminar riscos de segurança de alimentos em todo o seu negócio. Um pacote de APPCC incluirá apenas os produtos e serviços que você precisa, reduzindo os custos de serviços desnecessários e ajudando-o a implementar os controles corretos, da maneira mais eficiente possível.

Como receber uma certificação APPCC com assessoria Cedeppe

Tornamos a certificação APPCC um processo simples. Após o recebimento de sua solicitação, nomeamos um gestor de clientes que guiará você e a sua empresa pelos passos listados a seguir.

Gap analysis

Este é um serviço de pré-avaliação opcional, no qual analisamos o seu sistema de gestão de segurança de alimentos existente e o comparamos com os requisitos do HACCP. Isso ajuda a identificar áreas que precisam de mais trabalho, antes de realizarmos uma avaliação formal, economizando tempo e dinheiro.

Auditoria formal - Após a certificação através de um organismo certificador indicado pelo Cedeppe

Realizada em duas etapas. Primeiramente, reveremos, juntamente com o rganismo certificador, o preparo de sua organização para a avaliação, verificando se os procedimentos e controles do APPCC foram desenvolvidos. Compartilharemos os resultados da avaliação com você e, se acharmos alguma lacuna, ela poderá ser sanada. Se todas as exigências tiverem sido cumpridas, faremos a avaliação da implementação dos procedimentos e controles em sua empresa para verificar se estão funcionando eficientemente conforme a certificação exige.

Quando você tiver sido aprovado na avaliação formal, receberá um certificado APPCC, válido por três anos. O seu gerente de contas manterá contato durante este período, visitando-o regularmente para garantir que o seu sistema não apenas permaneça em conformidade, mas que melhore continuamente.  

Integre o APPCC com a ISO 22000 - Recomendamos !

O APPCC pode ser a única ferramenta de gestão em seu negócio. Ele também pode ser integrado a outros sistemas de gestão, como a ISO 22000 - Gestão da Segurança de Alimentos. O APPCC auxilia na implementação da ISO 22000, pois ambos compartilham requisitos de controle de riscos de segurança de alimentos. Isso significa que você pode simplificar a maneira de gerenciar e fornecer processos comuns.
Saiba mais sobre a ISO 22000 - Gestão de Segurança de Alimentos
APPCC para PMEs

A gestão da segurança de alimentos é fundamental para o seu negócio - seja qual for seu tamanho ou localização. O APPCC pode agregar valor a toda a cadeia de suprimentos com controles de risco aprimorados. Entendemos que as pequenas empresas podem ter menos tempo e orçamentos menores. Entendemos, também, como superar esses desafios com pacotes de serviços personalizados para a sua empresa. Um pacote de APPCC personalizado elimina a complexidade e os custos desnecessários para atingir as normas adequadas de segurança de alimentos. Assim, podemos ajudá-lo a chegar onde deseja da maneira mais eficiente possível.